Oficinas

OFICINA-HQ

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

Esta Oficina foi pensada para quem tem interesse nas histórias em quadrinhos, leitores (iniciantes ou veteranos), e/ou aspirantes a quadrinistas, que tenham ou não familiaridade com o desenho, mas que queiram mergulhar no seu processo de produção. Essa não é uma oficina de desenho, embora o desenho seja parte constituinte e elemento fundamental. Também não é uma oficina de roteiro, o que propomos é uma aproximação das ferramentas da linguagem dos quadrinhos e como utilizá-las para contar uma história graficamente. Complementarmente, a oficina tem o objetivo de, através da experiência prática, e por meio do conhecimento de diversos artistas do âmbito dos quadrinhos, proporcionar aos participantes a descoberta das possibilidades que a linguagem das HQs pode trazer na elaboração e criação de suas histórias.

Objetivos

– Apresentar aos participantes diversos artistas das  histórias  em quadrinhos de todos os tempos, de maneira diacrônica e não hierárquica, assim como as  tendências  artísticas contemporâneas,  suas  poéticas  e os diversos gêneros presentes na linguagem dos quadrinhos, levando em consideração as particularidades dos processos poéticos de cada artista,  a  fim  de  despertar  os  sentidos  dos  participantes, possibilitando  que  cada  um  se  identifique  com  aquilo que se aproxima da sua própria maneira de ver o mundo, permitindo o início de sua própria produção artística.

– Proporcionar aulas que unam a teoria à prática de forma a que os participantes possam conhecer um pouco da História das histórias em quadrinhos, fazendo assim, suas próprias leituras sobre as obras apresentadas e os trabalhos desenvolvidos pelos colegas, e com isso elaborar sua própria maneira de trabalhar.

Metodologia:

– As aulas serão dinâmicas e desenvolvidas com exercícios, reflexões sobre os temas e as poéticas de cada artista apresentado e dos próprios participantes.

– As aulas foram cuidadosa e carinhosamente preparadas pelos ministrantes Valter do Carmo e Guilherme Lima Bruno Silveira, com o apoio do Laboratório de Escrita Criativa, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Duração da oficina:

A oficina será ministrada às terças, das 17:30 às 19h, de 26 de setembro até 19 de dezembro, contando 10 encontros. Serão solicitadas tarefas de um encontro para outro, o que contabilizará uma carga horária maior ao curso. O certificado será expedido pela Pró-reitoria de Extensão da UEL (PROEX), com carga horária de 25h.

Material:

O material será distribuído aos participantes em formato impresso ou via e-mail. Será necessário trazer para os encontros apenas papel (caderno de desenho), lápis (e/ou caneta) e borracha.

Mensalidade:

A mensalidade da oficina será 10 reais (3 x 10,00). A primeira será a inscrição, feita via boleto bancário, e outras duas serão pagas aos próprios monitores da oficina, no segundo sábado de cada mês (outubro e novembro). É necessário fazer a inscrição no link e pagar o boleto antes da oficina.

Ministrantes das oficinas:

– Valter do Carmo Moreira (professor, pesquisador, autor de histórias em quadrinhos e artista plástico).

– Guilherme Lima Bruno Silveira (professor, pesquisador, autor de histórias em quadrinhos e artista plástico)

Quem pode fazer a oficina

Qualquer um pode se inscrever nas oficinas, desde que tenha mais de 16 anos. Colocamos esse limite de idade porque essa oficina foi pensada para esse público. A metodologia seria outra se fosse para um público menor de 16.

Número de vagas:

As vagas são limitadas a 20 pessoas, porque a oficina é prática. Se a turma fosse muito grande, seria difícil o trabalho de orientação e participação de todos.

 

A equipe do Laboratório de Escrita Criativa espera que vocês curtam o que preparamos para vocês!

Anúncios